terça-feira, 19 de abril de 2011

Marcha para a vitória


O acampamento de Israel estava defronte Jericó, logo esta cidade teria que ser tomada antes de prosseguirem em sua conquista da terra. Mas Jericó era uma cidade fortificada, cercada de muralhas altas, e preparada para se defender. Segundo as táticas militares daquele tempo seria necessário escalar as muralhas, com grande risco de vida, para abrir seus portões à força e permitir a entrada do exército israelita.

Os defensores estavam com grande vantagem por causa da sua posição em cima das muralhas. Era preciso um milagre para que fosse conquistada depressa e sem muita perda para os israelitas. E esse milagre foi realizado!

Antes de Josué preparar sua estratégia militar, o SENHOR lhe disse que tinha entregue em sua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus valentes: a batalha estava ganha. Bastava-lhe apenas entrar na cidade, e o SENHOR explicou-lhe como derrubar as muralhas.

O número sete, da perfeição, aparece em todo o processo:

  1. Sete sacerdotes

  2. Sete trombetas de chifres de carneiros

  3. Sete dias

  4. Sete voltas no último dia.

Era necessária muita fé, e obediência, por parte de Josué e do povo para cumprirem à risca as instruções que o SENHOR lhes deu. Este método de derrubar muralhas era inaudito, e, sem dúvida, teriam que sofrer a zombaria dos defensores que acompanhavam suas caminhadas do alto das muralhas. Isto nos lembra que as vitórias espirituais são alcançadas mediante princípios que parecem tolos e inadequados aos olhos do mundo (1 Coríntios 1:17-29; 2 Coríntios 10:3-5).

Pela fé de Josué e do seu povo, as muralhas de Jericó caíram por completo depois de rodeadas sete dias (Hebreus 11:30). Ainda hoje existem escavações, abertas aos turistas, onde se vêem claramente que as altas muralhas de pedra, com dez metros de altura e sete de largura em alguns lugares, afundaram com seus alicerces. Foi mediante a fé que os heróis do Velho Testamento venceram o mundo que os rodeava (Hebreus 11). Também é Deus quem vence a batalha para nós contra o mundo, mediante a nossa fé (1 João 5:4).

http://www.bible-facts.info/comentarios/vt/josue/AquedadeJericoCapitulos5e6.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar na web